SOBRE MIM
Sou jornalista de profissão. Poeta por paixão.
Nasci no Rio de Janeiro, mas moro em Brasília desde os sete anos de idade. Iniciei no jornalismo como repórter nos jornais Correio Brasiliense e Jornal de Brasília. Em 1989, fui para a TV Bandeirantes, como produtora nas eleições presidenciais, onde fiquei oito anos. Sou aposentada desde janeiro de 2019, meu último trabalho foi como editora na TV Globo de Brasília por 22 anos.
Tenho Pós-graduação em Jornalismo Político.
Faço poesia desde menina mas só passei a exibir minha escrita em 2014, quando criei o blog de título Laranja. No ano seguinte, participei com cinco poemas da antologia Palavras da Alma, editada na Holanda.
MEU REVERSO, primeiro livro autoral de poesia, foi lançado em agosto de 2018, pelo selo Maria Cobogó, do qual sou uma das fundadoras. Obra finalista do Primeiro Prêmio Maria Firmina dos Reis de Literatura, em 2021.
As questões sociais também são temas dos meus textos, com destaque para o racismo e seus reflexos na sociedade. Sou coautora de doze coletâneas, nacionais e internacionais, com escritas nos mais diversos estilos literários: contos, crônicas, poesia e artigos.
Integro o Cojira DF - Ccmissão de jornalistas pela igualdade racial
e o movimento Pretas que escrevem no DF.
Sou pesquisadora do Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis, do Instituto de Letras da Universidade de Brasília.
Minhas Publicações
Antologia Palavras da Alma
Livro de poemas de 21 autores, residentes em diferentes países, porém unidos pela língua portuguesa. Holanda, 2015
I Antologia da Academia Taguatinguense de Letras
Obra que reúne mais de cem autores, entre acadêmicos e convidados. O livro traz ainda poemas originais dos consagrados Carlos Drummond de Andrade, Mário Quintena e Décio Pignatari. Brasília, 2017
Mulherio das Letras pela Paz
I Coletânea Internacional de Contos e Poemas, obra bilíngue (português/inglês) organizada pelo movimento Mulherio das Letras, em parceria com o Mulheres pela Paz, formado por brasileiras e alemãs residentes na Alemanha. 2018
Escrituras Negras
A Mulher que Reluz em Mim
Coletânea de contos, poemas e crônicas que traduzem as lutas diárias, dores, enfrentamentos, amores e bravuras das mulheres negras do Brasil. Uma obra de resistência contra o apagamento da escrita feminina preta. São Paulo, 2020
Antologia de Poesias
Mulherio das Letras
Trabalho resultado do encontro de escritoras de todo o país, por meio das redes sociais. O movimento Mulherio da letras busca valorizar a escrita feminina e o posicionamento da mulher na sociedade. São Paulo, 2017
Meu Reverso
Livro de poesias da escritora Elisa Mattos,
que mergulha em sentimentos profundos da vivência feminina. Pelo selo Maria Cobogó, Brasília 2018
Meu Reverso
Livro de poesias da escritora Elisa Mattos. Um mergulho em sentimentos profundos da vivência feminina e existencial.
Pelo selo Maria Cobogó, Brasília 2018
Escrituras Negras III
As Pretas Também Amam
Coletânea de poemas, contos e crônicas de 58 escritoras negras, organizada por Jeovânia P. Uma homenagem à grande escritora Geni Guimarães. Participo com dois poemas e um mini-conto.
Ed. Ixtlan São Paulo 2022
Coletânea Fuzuê Literário
Coletânea de poesias e crônicas de autores residentes em Paraty / RJ e convidados. Uma parceria do Movimento Fuzuê Literário e Editora Off Flip, 2020.
Prêmio OffFlip 2021 Conto
Coletânea produzida em plena pandemia do coronavírus, os textos refletem as angustias do momento: o luto, o medo diante da morte, a suspensão do tempo, e também, as expectativas, as esperanças, e as paixões diante de um horizonte incerto.
Selo Off Flip Paraty / RJ 2021.
Prêmio OffFlip 2022 Poesia
"Autores e autoras das diversas regiões do Brasil reafirmam o poder de criação literária numa época em que governantes e déspotas nada esclarecidos promovem um ataque a um só tempo bizarro e sistemático à arte, à ciência e à cultura."
Selo Off Flip Paraty / RJ 2022.
Coletânea Cartas para o Futuro
Em tempos de pandemia, confinamentos e reclusão em um contexto de conflitos geopolíticos e crises estruturais, os autores da obra trazem seus relatos, reais ou fictícios, como memórias para as gerações futuras.
Editora Selo Off Flip, Paraty outubro 2022