top of page

Meu Reverso, por Anin Urasse*

Trata-se do primeiro livro da autora, um livro de poesias, repleto de sentimentos em versos. A maior parte dos poemas falam de amor, e apesar dos versos e das estrofes mais longas, a sua escrita me lembrou muito a da Ryane Leão.

Na apresentação, feita pela própria escritora, tomamos parte de como sua escrevivência começou: "A poesia entrou na minha vida pelo som da vitrola de meu pai". Poesia preta cantada por nomes como Nat King Cole e Jamelão.

O livro me fez rememorar aqueles longos períodos em que passamos sofrendo com a ausência de alguém que amamos, a dor do fim de um relacionamento, a indiferença, a raiva, as decepções... e reforçou em mim, mais uma vez, a certeza do quanto o amor romântico é pernicioso, e do quanto eu não o quero. Me fez avaliar - pela milésima vez - as construções de relacionamentos que nos foram ensinadas. Pensei na Sobonfu Somé, nas suas pontuações sobre os relacionamentos... tudo na tentativa de redimensionar meus amores e ódios guardados.

O livro é composto, também, por dezenas de fotos de autoria da própria poetiza, retratos dos poemas do dia a dia. As imagem ilustram o livro, casam com os poemas, nos instigam a refletir a partir do concreto cotidiano. A escrita é leve e reflexiva. Doce e dura. Fica a dica de leitura e um poema, um dos meus favoritos, pra despertar a curiosidade pela obra. Um livro por semana como Garvey orientou. Que a poesia nos ensine a amar!

UHURU!

________

A VELHA

A mulher é velha

o mundo é velho

o mar é velho e desbotado

a sombra não é suficiente

para proteger o corpo dela

corpo que não precisa

de proteção

é ela quem protege o mundo

amansa o mar

passeia na areia quente

deixa o sol queimar

seus velhos ombros

ela pensa é nos seus filhos

nos seus homens

nas vidas que se arrastam

sob suas saias

a bela velha é a dama

dona do universo

e dos meus pobres versos.

*Anin Urasse - Pan-africanista, mulherista africana, compartilhadora de pensamentos baseados nas leituras afrocentradas.

....

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Deixe seu comentário

Âncora 1
Assine aqui para receber os novos textos!

Obrigado pelo envio!

bottom of page