top of page

O Jornalismo Político Brasileiro Contemporâneo

Sob o título "O jornalismo político brasileiro contemporâneo e sua influência na formação da opinião pública nos anos 2000." apresentei meu trabalho para obtenção do Grau de Especialista em Jornalismo Político em 2017.

 

O problema que permeou o trabalho foi:


Como o jornalismo político brasileiro contemporâneo, na cobertura dos eventos de grande repercussão nacional, influencia a opinião pública e os atores protagonistas dos fatos, em especial, durante os períodos de eleições para Presidente e parlamentares da Câmara Federal e Senado; nas votações de projetos polêmicos no Congresso Nacional; e julgamentos no Supremo Tribunal Federal?


No trabalho, debati o papel da imprensa tradicional e os meios alternativos de comunicação na construção do pensamento politico de seus seguidores, especialmente em períodos de grande tensão no cenário nacional, como


nos casos de denúncias de corrupção, eleições polarizadas, manifestações populares, medidas impopulares do governo.

Dessa forma, fatos de relevância nacional podem ter desfechos imprevisíveis, conforme a onda de repercussões provocadas pelas manchetes das editorias políticas e seus viés ideológicos ou interesses comerciais da indústria jornalística.


**Trabalho final do curso de especialização em Jornalismo Política, de 2017. Antes, portanto, das eleições de 2018, que nos trouxe para esse cenário tenebroso em que vivemos. E não tínhamos noção exata das forças ocultas alimentadas pelas redes sociais. Mas o caminho estava sendo traçado há tempos. O cena política hoje é muito diferente, a prática jornalística navega meio às cegas, em busca de nova identidade, num embate nervoso com os palpiteiros da internet.



Leia o conteúdo na íntegra em fazendo o download abaixo:


O JORNALISMO POLÍTICO BRASILEIRO CONTEMP
.
Download • 266KB


0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Deixe seu comentário

Âncora 1
Assine aqui para receber os novos textos!

Obrigado pelo envio!

bottom of page