Que alegria! Sou finalista do Prêmio Literário Maria Firmina, na Categoria Poesia, com o livro MEU REVERSO, edição independente, lançado pelo selo Maria Cobogó .
O 1o. Prêmio Maria Firmina de Literatura é idealizado pela Casa de Cultura e Produtora Cultural A|Borda, com apoio da FLUP - Festa Literária das Periferias e Educafro.
Parabéns a todos os finalistas e a todos os envolvidos nessa premiação, que tem como objetivo dar visibilidade as autoras e autores negros brasileiros.
Os vencedores nas diversas categorias serão conhecidos no dia 20 de novembro.
Para mim, fazer parte de lista tão potente, já é motivo bastante de orgulho e felicidade.
Axé 🤎
*Maria Firmina dos Reis é considerada a primeira romancista brasileira. Ela nasceu em São Luís, no Maranhão, no dia 11 de outubro de 1825. Aos 22 anos, foi aprovada em um concurso público para a Cadeira de Instrução Primária, sendo assim a primeira professora concursada de seu Estado. Maria Firmina demonstrou sua afinidade com a escrita ao publicar “Úrsula” em 1859, primeiro romance abolicionista, primeiro escrito por uma mulher negra brasileira.
O romance “Úrsula” consagrou Maria Firmina como escritora e também foi o primeiro romance da literatura afro-brasileira, entendido como produção de autoria afrodescendente. Em 1887, no auge da campanha abolicionista, a escritora publica o livro “A Escrava”, reforçando sua postura antiescravista. Ao aposentar-se, em 1880, fundou uma escola mista e gratuita. Maria morre aos 92 anos, na cidade de Guimarães, no dia 11 de novembro de 1917.
Em 1975, Maria recebe uma homenagem de José Nascimento Morais Filho, que publica a primeira biografia da escritora, Maria Firmina: fragmentos de uma vida.
fonte: Fundação Cultural Palmares
**Quer conhecer meus poemas?
Os exemplares do Meu Reverso estão à venda na lojinha do site: https://www.elisamariamattos.com/loja?sort=price_descending&page=2
Commenti