Que encontro grandioso e gratificante. O livro Meu Reverso, de minha autoria, foi objeto de estudo de estudantes da turma Gênero, Língua e Poder, do Instituto de Letras da UnB. O grupo selecionou três poemas, de temas diversos, para analisar minha escrita e a multiplicidade de leituras que perpassam seus versos. Apresentação oral e com slides. Algumas das interpretações inclusive, de forma técnica e direta, me pegaram de surpresa.
A poesia, de fato, não pertence ao seu autor.
Foi uma manhã de muita emoção (daquelas brabas, que encharcam os olhos e disparam o coração). Assistir minha poesia tratada com tanto respeito, seriedade e responsabilidade, naquele espaço acadêmico de excelência, dedicado ao aprendizado e à troca de experiências, me arrebatou. Precisei confessar à plateia o motivo da tremedeira - No meu tempo de universitária, não consegui entrar na UnB como estudante. Carreguei essa frustração por muito tempo. E agora, estar ali como uma personalidade literária, merecedora de estudo. Para mim, a verdadeira realização.
As obras de outras sete escritoras também foram trabalhadas por alunos da disciplina ministrada pela professora Norma Diana Hamilton, no evento dedicado à literatura de autoras negras: Luciene Nascimento, Margareth dos Anjos, Adelaide de Paula, Cida Chagas, Waleska Barbosa, Cristiane Sobral e Verenilde Pereira, a homenageada da Flame II. Verenilde é pioneira na literatura afro-indígena brasileira, com o romance "Um Rio sem Fim, lançado em 1998, e tem sido apontada como principal referência nacional no estilo.
A atividade fez parte da II FLAME, feira de Literatura e Arte, promovida pelo NEPFIR/UnB -Núcleo de Escritoras Pretas Maria Firmina dos Reis da Universidade de Brasília, do qual também faço parte como pesquisadora. O excepcional trabalho sobre Meu Reverso foi elaborado pelos estudantes:
Maria Júlia
Natália Reis
Fernanda Luciana
Elisa de Oliveira
Scarlet Passos
Giovanna Ester
Caio César
Minha gratidão !
*UnB 03/02/2023
Verenilde Pereira
Comentários