
Eu nem sabia mas, como jornalista raiz que sou, estava com muita saudade de ver um texto meu assinado no jornal de papel. Sim, é de emocionar!
*
O artigo sobre o meu processo criativo do meu primeiro livro infantojuvenil e a minha ligação com a cidade, está publicado na edição do dia 08/02/2025 do Correio Braziliense.
E pode ser lido também no caderno Opinião da versão online.
Veja o trecho inicial. Te convido a ler o texto na íntriga lá na página do jornal, no link abaixo:
"Na minha estreia na literatura para a infância, eu trouxe para o livro Estela nas nuvens um capítulo da minha própria história: uma criança afrodescendente que foi gerada e criada dentro dos valores culturais, éticos e de humanidade repassados por aqueles que vieram antes, bem antes e de muito longe. E, apesar de todas as adversidades e enfrentamento das barreiras impostas por essa sociedade — que ainda carrega o ranço discriminatório e racista do colonialismo — teve uma infância segura e feliz.
Morei parte do meu tempo de menina em uma área de Brasília, ocupada por moradores que ajudaram a erguer a nova capital. Uma grande vila, até hoje chamada de Vila Planalto, área subdividida em acampamentos, localizada bem no coração do Plano Piloto."
ESTELA NAS NUVENS também foi tema de entrevista sobre literatura com a querida jornalista Bárbara Lins, no seu programa Mesa pra Dois, na rádio Nova Brasil FM.
Uma conversa descontraída e importante, com espaço para falar sobre a dificuldade
de achar livros para crianças de autores negros na maioria das livrarias e o problema em geral do racismo no Brasil.

E tive a honra de participar como convidada do programa Papo com Gustavo, produzido pela Diretoria de Igualdade Étnico-Racial da ABI - Associação Brasileira de Imprensa. A produção é em homenagem ao jornalista negro Gustavo de Lacerda, fundador da ABI, em 1908. O programa é apresentado pelos jornalistas Marcos Gomes e Luiz Paulo Lima e promove entrevistas e debates sobre racismo, direitos humanos e justiça social, destacando a educação antirracista, a arte e cultura como ferramentas de transformação.
*ESTELA NAS NUVENS pode ser adquirido com a autora
(instagram @elisamattos ou elisinha.mattos@gmail.com )
na Livraria Paradeiro, em Brasília (CLN 309 bloco D) e
pelo site da Editora Revista África e Africanidades
Comments