Escritoras negras criam núcleo de produção na UnB


O I FLAME 2022, Feira de Livros e Artes de Mulheres Escritoras Pretas, ocupou um espaço importante da cidade, a Universidade de Brasília, nos dias 22 e 23 de agosto. A feira fez parte das atividades do Congresso Internacional IV Savanas do Cerrado - Vozes Fronteiriças e Resistência nas Literaturas Africanas e Afrodiaspóricas, evento da programação especial dos 60 anos da UnB.


Durante os dois dias, tivemos lançamentos de dezenas de livros da escrita negra, recitais de música, dança e poesia, e roda de conversas com temas bem relevantes e polêmicos, como a falta de apoio e espaço para a comercialização das nossas obras; reflexão sobre a representação da afetividade de mulheres pretas; como fortalecer o apoio econômico, intelectual e afetivo entre as comunidades negra, lgbts, e indígena. Sabemos que sociedade brasileira é contaminada pelo racismo estrutural nas diversas áreas de atuação. Na literatura não é diferente, autoras e autores negros são raridades nas grandes livrarias. Grande parte das obras são edições independentes, venda direta com os autores. um processo exaustivo, desestimulante e de pouco retorno financeiro.

As barreiras precisam ser encaradas de frente e derrubadas, com ações efetivas. O primeiro grande passo já foi dado. Como resultado do I FLAME, foi criado o NÚCLEO DE ESCRITORAS PRETAS DA UNB, com foco nos estudos acadêmicos e produção literária de mulheres negras, visto que ainda hoje são elas a parcela mais invisibilizada no mercado editorial. Talentos não faltam, nem força e potência para marcarmos presença definitiva no cenário literário brasileiro e internacional.


Agradeço às organizadoras Norma Diana Hamilton, professora dra. do Instituto de Letras da UnB e a escritora e mestre em Literatura, Adelaide Paula, pela oportunidade de falar sobre a minha trajetória profissional e literária no Savanas e na Flame. Vocês são essenciais. Sigamos, o caminho é longo, porém frutífero. Aquilombar é o verbo.

*reportagem da UnBTV

https://youtu.be/gix5F9L7Uho *reportagem da SUPREN https://youtu.be/g5KaIxeJLOI



**Meus livros, autoral e coletâneas, podem ser adquiridos na loja aqui do site.

https://www.elisamariamattos.com/loja


Posts recentes

Ver tudo

Deixe seu comentário

 
Assine aqui para receber os novos textos!

Obrigado pelo envio!